Comunicado da 6ª Sessão Plenária do 19º Comitê Central do Partido Comunista da China

2021-11-24 19:31:03

Comunicado da 6ª Sessão Plenária do 19º Comitê Central do Partido Comunista da China (aprovado na 6ª sessão plenária do 19º Comitê Central do PCCh


em 11 de novembro de 2021)


 
Foi realizada entre 8 e 11 de novembro de 2021 em Beijing, a 6ª sessão plenária do 19º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh).

Participaram da sessão, XX membros e XX membros suplentes do Comitê Central. Membros do Comitê Permanente da Comissão Central de Inspeção Disciplinar e os camaradas responsáveis de setores concernentes estavam presentes sem direito a voto. Alguns camaradas de base que foram representantes do 19º Congresso Nacional do Partido e especialistas e eruditos também assistiram à reunião.

A sessão plenária foi presidida pelo Birô Político do Comitê Central do Partido. O secretário-geral do Comitê Central, Xi Jinping, proferiu um discurso importante.

Na ocasião, foi ouvido e discutido o relatório de trabalho apresentado por Xi Jinping incumbido pelo Birô Político do Comitê Central e foram deliberadas e aprovadas a Resolução do Comitê Central do Partido Comunista da China sobre Grandes Conquistas e Experiências Resolução sobre Convocação do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China Históricas na Luta Centenária do Partido e a. Xi Jinping fez esclarecimentos sobre a Resolução do Comitê Central do Partido Comunista da China sobre Grandes Conquistas e Experiências Históricas na Luta Centenária do Partido (versão para discussão).

Foram plenamente reconhecidos na sessão plenária os trabalhos feitos pelo Birô Político do Comitê Central desde a 5ª sessão plenária do 19º Comitê Central do Partido. Consideraram por unânime que durante o último ano, a influência entrelaçada de mudanças do mundo sem precedentes no último século e de pandemia do novo coronavírus tornou o ambiente externo mais complicado e árduo e dificultou a prevenção e controle da Covid-19 e várias tarefas no desenvolvimento socioeconômico do país. Erguendo no alto a grande bandeira do socialismo com características chinesas e tendo como orientação o marxismo-leninismo, o pensamento de Mao Zedong, a teoria de Deng Xiaoping, o importante pensamento de “tríplice representatividade”, o conceito científico de desenvolvimento e o Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas na Nova Era, o Birô Político implementou de forma integral as essências do 19º Congresso Nacional do Partido e das 2ª, 3ª, 4ª e 5ª sessões plenárias do 19º Comitê Central, coordenou em conjunto a situação doméstica com a externa, a prevenção e o controle da pandemia com o desenvolvimento socioeconômico, e o desenvolvimento com a segurança, além de insistir na tônica fundamental de buscar o progresso baseado na estabilidade, aplicar integralmente o novo conceito de desenvolvimento e acelerar a criação de um novo paradigma de desenvolvimento. O país manteve uma boa tendência no desenvolvimento econômico, promoveu ativamente a independência e autofortalecimento na área científica e tecnológica, aprofundou constantemente a reforma e abertura, conquistou a vitória na batalha contra a pobreza dentro do prazo previsto, assim como melhorou de forma eficaz a garantia do bem-estar do povo, manteve a estabilidade da situação social, promoveu de forma substancial a modernização da defesa nacional e do exército, e impulsionou a diplomacia de grande país com características chinesas. Além disso, os trabalhos de educação sobre a história do PCCh foram promovidos com solidez e eficácia e vários desastres naturais graves foram superados. Os trabalhos do Partido e do Estado obtiveram novos progressos importantes. Foram realizadas com sucesso diversas atividades para celebrar o 100º aniversário do PCCh em que o secretário-geral do Comitê Central do Partido, Xi Jinping, proferiu um discurso importante, declarando solenemente a conclusão de construção integral de uma sociedade moderadamente próspera, estimulando todo o Partido e o povo de todos os grupos étnicos para marchar vigorosamente na nova jornada rumo à segunda meta centenária.

Segundo a sessão plenária, é um trabalho necessário resumir as grandes conquistas e experiências históricas na luta do Partido durante os cem anos para abrir uma nova jornada da construção integral de um país socialista moderno no contexto do centenário do Partido e persistir e desenvolver o socialismo com características chinesas na nova era. Tal trabalho é necessário para fortalecer as consciências sobre a política, os interesses do conjunto, o núcleo dirigente do Comitê Central do PCCh e o alinhamento com as políticas do Comitê Central, consolidar as convicções no caminho, nas teorias, no sistema e na cultura, defender firmemente o camarada Xi Jinping como o núcleo do Comitê Central do PCCh e de todo o Partido, defender a autoridade do Comitê Central e a sua liderança centralizada e unificada e manter a unidade de todo o Partido para atuar uníssono no progresso. O resumo de conquistas e experiências também é importante para promover o Partido a se renovar, elevar a habilidade de luta e a capacidade de lidar com os riscos e desafios, manter a vitalidade e a energia, unir e liderar o povo de todas as etnias do país para continuar lutando pela realização do sonho chinês da grande revitalização da nação chinesa. Todo o Partido tem que aderir-se à concepção materialista histórica e à concepção da histórica do Partido correta, para conhecer bem por quê podemos alcançar o sucesso no passado e como continuamos a ter sucesso no futuro, a fim de praticar de maneira mais firme e consciente a “aspiração e missão”, e persistir e desenvolver melhor o socialismo com características chinesas na nova era.

De acordo com a sessão plenária, desde sua fundação em 1921, o PCCh sempre tem como a aspiração inicial e a missão a luta pela felicidade do povo chinês e pela revitalização da nação, se adere aos ideais do comunismo e às convicções no socialismo, une e lidera o povo de todas as etnias do país para lutar pela independência da nação, prosperidade do país e pela libertação e felicidade do povo, percorrendo por um caminho brilhante de cem anos. A luta centenária do Partido e do povo escreveu uma epopeia mais maravilhosa na história milenar da nação chinesa.

Segundo a sessão plenária, durante o período da Revolução da Nova Democracia, a tarefa principal do Partido foi opor-se ao imperialismo, feudalismo e capitalismo burocrático, lutar pela independência da nação e pela libertação do povo e criar condições sociais fundamentais para tornar realidade a grande revitalização da nação chinesa. Durante a luta revolucionária, os comunistas, tendo como representante principal o camarada Mao Zedong, combinaram os princípios básicos do marxismo-leninismo com a realidade chinesa, fizeram sínteses teóricas sobre uma série de experiências originais acumuladas através da exploração árdua e do grande sacrifício e abriram o caminho revolucionário correto de cercar as cidades a partir do campo e de conquistar o poder estatal com força militar. Eles criaram o pensamento de Mao Zedong que deu uma direção correta para alcançar a vitória da Revolução da Nova Democracia. O Partido liderou o povo na luta sangrenta de não render-se ante cem reveses para alcançar a grande conquista da Revolução da Nova Democracia e fundar a República Popular da China, realizando a independência da nação e a libertação do povo. Com isso, terminaram a história da sociedade semicolonial e semifeudal na velha China em que um punhado de exploradores dominou o povo trabalhador e a situação de “um monte de areia solta” da velha China, e foram abolidos completamente os tratados desiguais impostos pelas potências ocidentais à China e todos os privilégios do imperialismo no país. A China realizou um grande salto desde a autocracia feudal milenar à democracia popular, e mudou de forma significativa a configuração política do mundo, encorajando as nações e os povos oprimidos em todo o mundo a lutar pela libertação. O Partido Comunista da China e o povo chinês proclamaram solenemente ao mundo, através de sua luta valente e perseverante, que o povo chinês se levantou desde aquele momento e o tempo em que a nação chinesa se deixara pisotear e subjugar por todo tipo de humilhações se acabou para sempre. Com isso, o desenvolvimento da China iniciou uma nova era.

De acordo com a sessão plenária, no período de revolução e construção socialistas, a principal tarefa do Partido foi realizar a transformação da Nova Democracia ao socialismo, promover a revolução socialista, levar adiante a construção socialista e estabelecer a premissa política fundamental e as bases institucionais para concretizar a grande revitalização da nação chinesa. Neste período, os comunistas chineses, com o camarada Mao Zedong como o principal representante, apresentaram uma série de importantes pensamentos sobre a construção socialista. O pensamento de Mao Zedong é o uso criativo e o desenvolvimento do marxismo--leninismo na China, é o correto princípio teórico e o resumo de experiências provados pelas práticas sobre a revolução e a construção da China, e é a primeira prática histórica de adaptação do marxismo à realidade chinesa. O Partido liderou o povo, através de apoiar-se nas próprias forças e lutar pelo próprio fortalecimento, para alcançar grande sucesso na revolução e na construção socialistas e realizar a mais ampla e profunda transformação social na história da nação chinesa, além de alcançar grande salto de um grande país oriental carente e populoso a uma sociedade socialista. No nosso país foram estabelecidos independentes sistemas industrial e econômico nacionais relativamente completos, as condições de produção agrícola presenciaram mudanças óbvias e as causas de educação, ciência, cultura, saúde e esportes registraram enormes desenvolvimentos, o Exército de Libertação Popular foi fortalecido e desenvolvido, enquanto a diplomacia humilhante da velha China terminou. O Partido Comunista da China e o povo chinês declararam solenemente ao mundo, com luta heroica e persistente, que o povo chinês é capaz não só de destruir um mundo antigo, mais também de construir um novo, e que somente o socialismo pode salvar a China, e somente o socialismo pode desenvolver a China.

De acordo com a sessão plenária, no novo período de reforma e abertura e construção de modernização socialista, a principal tarefa do Partido foi continuar a explorar o caminho certo para a construção do socialismo pela China, liberar e desenvolver as forças produtivas sociais, tirar o povo da pobreza para ter uma vida próspera o mais cedo possível, criar uma garantia institucional imbuída de um novo vigor e gerar as condições materiais em rápido desenvolvimento para a materialização da grande revitalização da nação chinesa. Depois da 3ª sessão plenária do 11º Comitê Central do PCCh, os comunistas chineses, com o camarada Deng Xiaoping como principal representante, uniram e lideraram todo o Partido e o povo de todas as etnias do país para resumir profundamente as experiências de sucesso e fracasso desde a fundação da nova China, concentrar-se na questão essencial de “o que é o socialismo, e como vamos construí-lo” e aprender com as experiências históricas do socialismo em todo o mundo, criando a teoria de Deng Xiaoping. Os comunistas chineses emanciparam a mente, buscaram a verdade nos fatos e tomaram a decisão histórica de transferir o foco de trabalhos do Partido e do país para a construção econômica e de realizar a reforma e abertura. Eles evidenciaram de forma profunda a essência do socialismo, estabeleceram a linha básica da fase inicial do socialismo, apresentaram explicitamente a ideia de seguir nosso próprio caminho e de construir o socialismo com características chinesas e responderam de forma científica uma série de questões básicas sobre sua construção, assim como formularam a estratégia de desenvolvimento em três etapas para a realização básica da modernização socialista até os meados do século 21, criando com sucesso o socialismo com características chinesas.

Conforme a sessão plenária, depois da 4ª sessão plenária do 13º Comitê Central do PCCh, os comunistas chineses, com o camarada Jiang Zemin como principal representante, uniram e lideraram todo o Partido e o povo de todos os grupos étnicos do país para persistir nas teorias e linhas básicas do Partido e aprofundar a compreensão sobre “o que é o socialismo e como vamos construí-lo” e “que tipo de partido devemos construir e como fazemos”, formulando o importante pensamento da “tríplice representatividade”. Os comunistas chineses defenderam o socialismo com características chinesas diante dos rigorosos testes de complexas situações internas e externas e de frustrações severas experimentadas pelo socialismo no mundo, estabeleceram as metas de reforma e o quadro básico do sistema de economia de mercado socialista, e definiram o sistema econômico básico socialista caracterizado pelo papel predominante da propriedade pública e pelo desenvolvimento comum de outras formas de propriedades no estágio inicial do socialismo, e o sistema de distribuição caracterizado pela coexistência de múltiplos modelos de distribuição com o modelo de distribuição conforme o trabalho como o principal, de forma a alcançar novas perspectivas na reforma e abertura em todos os aspectos, impulsionar o novo grande projeto do desenvolvimento do Partido, e levar adiante com sucesso o socialismo chinês ao século 21.

Na sessão plenária, apontou-se que, depois do 16º Congresso Nacional do Partido, os comunistas chineses, com o camarada Hu Jintao como principal representante, uniram e lideraram todo o Partido e o povo de todas as etnias do país para impulsionar a inovação em prática, teoria e sistema à medida da construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos. Conseguiram entender profundamente e responder as importantes questões como “que tipo de desenvolvimento devemos buscar e como concretizá-lo nas novas circunstâncias”, formando o conceito científico de desenvolvimento. Capturando as oportunidades importantes e estratégicas, os comunistas chineses concentraram-se e dedicaram-se à construção e ao desenvolvimento do país, dando ênfase à persistência no desenvolvimento centrado no povo e à coordenação integral do desenvolvimento sustentável, com vista a garantir e melhorar o bem-estar do povo, impulsionar a equidade e a justiça na sociedade, além de levar adiante a elevação da capacidade de governança e do carácter avançado do Partido. Sob novas circunstâncias, os comunistas chineses conseguiram persistir e desenvolver o socialismo com características chinesas.

Na sessão plenária, destacou-se que nesse período, o Partido persistiu e desenvolveu o marxismo a partir das novas práticas e peculiaridades da época, respondendo de modo científico uma série de questões básicas acerca do caminho da construção do socialismo com características chinesas, as etapas do desenvolvimento, a missão essencial, a força motriz do desenvolvimento, a estratégia do desenvolvimento, as garantias políticas, a reunificação da pátria, as estratégias diplomáticas e internacionais e a força da liderança e do apoio, de modo a formar o sistema teórico do socialismo com características chinesas e deu um passo gigante na adaptação do marxismo à realidade chinesa. O Partido liderou o povo na emancipação da mente e no avanço com um espírito empreendedor, alcançando os grandes sucessos na reforma e abertura e na modernização socialista. O nosso país fez uma transformação histórica de um regime da economia planejada altamente centralizada em um sistema da economia de mercado socialista cheio de vitalidade, e de um estado fechado e semifechado para uma abertura omnidimensional, conseguiu um avanço histórico de mudar a situação com as forças produtivas relativamente atrasadas e de tornar-se a segunda maior economia mundial, e realizou uma conquista histórica de tirar o povo da vida carente e concluir a construção de uma sociedade moderadamente próspera em geral até em todos os aspectos, de modo a promover o grande salto da nação chinesa de se levantar para se prosperar. O Partido Comunista da China e o povo chinês, com luta ousada e tenaz, declararam solenemente ao mundo que a reforma e abertura é a chave decisiva para o futuro e o destino da China contemporânea e o socialismo com características chinesas é o caminho correto para conduzir a China para o desenvolvimento e a prosperidade, e que o país alcançou os tempos a passos largos.

Segundo a sessão plenária, a partir do 18º Congresso Nacional do Partido, o socialismo com características chinesas entrou na nova era. A missão principal que o Partido encara nessa etapa é concretizar a primeira meta centenária e iniciar o novo trajeto para materializar a segunda meta centenária, dando progresso contínuo na direção de realizar o grande objetivo da revitalização da nação chinesa. O Partido conduziu o povo chinês a manter a autoconfiança e o autoaperfeiçoamento, preservar os princípios e fazer inovações, conquistando o grande êxito do socialismo com características chinesas da nova era.

Na sessão plenária, foi enfatizado o fato de que os comunistas chineses, tendo Xi Jinping como representante principal, persistem em combinar estreitamente os princípios básicos marxistas com a realidade chinesa e com a excelente cultura tradicional chinesa, aderem ao pensamento de Mao Zedong, à teoria de Deng Xiaoping, ao importante pensamento da “tríplice representatividade” e ao conceito científico de desenvolvimento, e criaram o Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas na Nova Era com base no resumo profundo e no uso pleno das experiências históricas desde a fundação do Partido, partindo de novas realidades. O camarada Xi Jinping fez reflexão profunda e análise científica sobre uma série de importantes questões teóricas e práticas que dizem respeito ao progresso das causas do Partido e do Estado na nova era. Sendo o principal fundador do Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas na Nova Era, ele formulou com originalidade uma série de novos conceitos, novas ideias e novas estratégias de governança do país sobre as questões críticas do nosso tempo, como “que tipo de socialismo com características chinesas devemos defender e desenvolver na nova era e como fazemos?”, “que tipo de forte país socialista moderno vamos construir e como o construímos?” e “que tipo de partido marxista em governança a longo prazo vamos desenvolver e como o desenvolvemos?” O Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas na Nova Era é o marxismo na China contemporânea e no século 21, é a essência da época da nossa cultura e do nosso espírito, concretizando o novo salto de adaptação do marxismo à China. O Partido tem Xi Jinping como núcleo do Comitê Central do PCCh e de todo o Partido, e tem como ideologia-guia o Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas na Nova Era. Isso reflete a vontade comum de todo o Partido, todas as Forças Armadas e o povo de todos os grupos étnicos, tendo significado decisivo para o progresso das causas do Partido e do Estado na nova era e para a aceleração do processo histórico da grande revitalização da nação chinesa.

De acordo com a sessão plenária, o Comitê Central do Partido com Xi Jinping como núcleo, levou em consideração tanto a situação nacional quanto internacional, com grande espírito histórico proativo, enorme coragem política e forte senso de responsabilidade, implementou as teorias, linhas e estratégias básicas do Partido e teve uma abordagem holística sobre a grande luta, o grande projeto, a grande causa e o grande sonho. O Comitê Central aderiu à tônica fundamental de buscar o progresso baseado na estabilidade, lançou uma série de importantes diretrizes, políticas e medidas, levou a cabo uma série de trabalhos relevantes, superou uma série de grandes riscos e desafios, bem como resolveu muitos problemas difíceis que estavam por muito tempo na agenda e realizou muitos objetivos que almejávamos, mas não conseguíamos. Desta maneira, impulsionou a obtenção do sucesso histórico e a concretização das transformações históricas nas causas do Partido e do Estado.

Segundo a sessão plenária, desde o 18º Congresso Nacional do PCCh, quanto à liderança integral do PCCh, a autoridade e a liderança centralizada e unificada do Comitê Central do Partido foram bem garantidas, o sistema de liderança do Partido foi aperfeiçoado e as suas maneiras de liderança tornaram-se mais científicas. Todo o Partido vem sendo mais unificado na ideologia, mais unido na política e mais unânime em ações e conseguiu a melhoria significativa da habilidade do Partido de exercer a liderança política, dar a orientação ideológica, organizar as massas populares e inspirar a sociedade. Na administração integral e rigorosa do PCCh, o Partido fortaleceu a capacidade de depurar-se, aperfeiçoar-se, renovar-se e superar-se, mudando resolutamente a situação de indulgência, afrouxamento e debilidade na sua administração e disciplinamento, além de conquistar a vitória esmagadora do combate à corrupção. Tudo isso tornou o Partido mais firme e forte. Em relação à construção econômica, o país registrou um crescimento mais equilibrado, coordenado e sustentável, os poderes econômico, científico e tecnológico e o poderio nacional subiram a um novo patamar, e o desenvolvimento econômico passou a seguir um caminho mais equitativo, sustentável, seguro e com qualidade e eficiência mais altas. No aprofundamento integral da reforma e abertura, o Partido tem promovido constantemente o aprofundamento da reforma com amplitude e profundidade em todos os aspectos, fazendo com que o sistema do socialismo com características chinesas seja mais maduro e melhor definido, o nível da modernização do sistema e da capacidade de governança do país seja continuamente elevado e as causas do Partido e do país adquiram um vigor novo. Na construção política, desenvolvemos ativamente a democracia popular em todo o processo, promovemos a institucionalização, a regulamentação e os procedimentos da democracia socialista de forma abrangente, e fizemos em pleno uso as vantagens do nosso sistema socialista, além de consolidar e desenvolver a situação política caracterizada pelo dinamismo, vivacidade, estabilidade e unidade. Na administração integral do país conforme a lei, o sistema do estado de direito socialista com características chinesas foi melhorado continuamente, o desenvolvimento do estado de direito na China alcançou progressos substanciais, e o Partido reforçou notavelmente sua capacidade de liderança e governança do país com abordagens baseadas na lei. Na construção cultural, a situação ideológica do país experimentou mudanças gerais e fundamentais, com um aumento óbvio da convicção cultural de todo o Partido e todos os grupos étnicos, e a melhoria notável da coesão e do apelo da sociedade fornecendo uma garantia ideológica e uma força cultural e ética para abrir um novo panorama das causas do Partido e do país na nova era. Na construção social, a vida do povo foi melhorada em todos os domínios, a governança social conta com maior participação do público e é mais regida pela lei, mais inteligente e mais especializada, consolidando um panorama geral de que o povo tenha vida e trabalho em paz e contentamento e a sociedade esteja segura e ordenada, e continuando o milagre de estabilidade social a longo período. Na construção de ecocivilização, o Comitê Central do Partido promoveu os progressos ecológicos com esforços sem precedentes, obtendo êxitos notáveis na construção de uma bela China e alcançando as mudanças históricas, de virada e em geral na proteção ambiental do país. No fortalecimento da defesa nacional e da força armada, o exército popular realizou a reestruturação e remodelação gerais e revolucionárias, e a renovação de sua preparação para iniciar novas causas. O poderio de defesa nacional foi elevado junto com a economia. O exército cumpriu com determinação sua missão e tarefa na nova era e defendeu a soberania, segurança e interesses de desenvolvimento do país com espírito de luta árdua e ações práticas. Na salvaguarda da segurança nacional, reforçamos de forma abrangente a segurança do país, vencendo os riscos e desafios políticos, econômicos, ideológicos e naturais, de modo a proporcionar uma garantia ainda mais reforçada para a prosperidade, o desenvolvimento e a estabilidade duradoura do Partido e da nação. Na insistência do princípio de “um país, dois sistemas” e na promoção da reunificação da pátria, o Comitê Central do Partido adotou uma série de medidas que tratam tanto os sintomas quanto a raiz dos problemas, implementando com firmeza os princípios de “Hong Kong administrado pelos patriotas de Hong Kong” e de “Macau administrado pelos patriotas de Macau” e promovendo a transformação da situação de Hong Kong de distúrbios à tranquilidade, de maneira a assentar uma base sólida para levar adiante a administração de Hong Kong e Macau conforme a lei e a prática estável e sustentável de “um país, dois sistemas”. Além disso, insistimos no princípio de “Uma só China” e no “Consenso de 1992”, e repudiamos sempre as ações separatistas de “independência de Taiwan” e a interferência das forças externas, para segurar nas nossas próprias mãos a autonomia das relações entre os dois lados do estreito de Taiwan. Nos trabalhos diplomáticos, levamos adiante a diplomacia de grande país com características chinesas, fazendo com que a construção da comunidade de futuro compartilhado da humanidade seja uma bandeira que orienta a tendência dos tempos e a direção de avanço da humanidade. Abrimos um novo panorama da diplomacia chinesa nas profundas mudanças mundiais e resolvemos as crises e até torná-las em oportunidades na situação caótica global, aumentando assim a influência internacional da China e fortalecendo a nossa habilidade de inspirar e moldar. O Partido Comunista da China e o povo chinês anunciam solenemente ao mundo com luta valente e perseverante que a nação chinesa concluiu o grande salto desde a libertação à prosperidade para uma nação poderosa.

Na sessão plenária, foi apresentado o significado histórico da luta centenária do Partido Comunista da China: a luta centenária do Partido mudou pela raiz o futuro e o destino do povo chinês, que se livrou completamente do destino de ser intimidado, oprimido e subjugado, se tornando dono do país, da sociedade e do destino próprio. A aspiração do povo chinês por uma vida melhor vem sendo realizada. A luta centenária do Partido abriu o caminho certo para concretizar a grande revitalização da nação chinesa. A China levou apenas dezenas de anos para concluir o processo de industrialização que foi materializado por países desenvolvidos em centenas de anos, criando dois grandes milagres de desenvolvimento econômico rápido e estabilidade social por longo prazo. Esta luta demonstra a grande vitalidade do marxismo. Sua cientificidade e seu carácter de verdade foram plenamente verificados na China, sua natureza popular e prática foi plenamente defendida, e seu carácter aberto e seu espírito dos tempos foram plenamente demonstrados na China. A luta do Partido influenciou profundamente o processo histórico mundial. O Partido liderou o povo para criar com sucesso o caminho de modernização com características chinesas e novas formas da civilização humanas, diversificando os caminhos dos países em desenvolvimento rumo à modernização. A luta centenária modelou o Partido Comunista da China que permaneça sempre à frente dos tempos, formando o etos originado do grande espírito fundador do Partido e mantendo o carácter avançado e a integridade do PCCh. A capacidade de governança do Partido e o seu nível de liderança têm se elevado constantemente. O Partido Comunista da China é digno de um partido grandioso, glorioso e correto.

Segundo a sessão plenária, ao longo do último centenário, o Partido liderou o povo para realizar grande luta, acumulando experiências históricas preciosas, isto é, persistir na liderança do Partido, na supremacia do povo, na inovação teórica, na independência e autonomia, no caminho da China, na visão mundial, no empreendedorismo e inovação, na ousadia de lutar, na frente única e na autorenovação. Os dez aspectos acima mencionados são experiências preciosas acumuladas após práticas de longo prazo e também fortuna intelectual criada conjuntamente pelo Partido e povo, os quais devem ser valorizadas e insistidas a longo prazo, além de ser enriquecidas e desenvolvidas constantemente nas práticas da nova era.

Na sessão plenária, foi apresentado que somente se mantendo fieis à aspiração inicial, se poderá cumprir a missão. O PCCh, partido com cem anos que luta pela prosperidade duradoura da nação chinesa, está na flor da idade. No século passado, o PCCh forneceu ao povo e à história uma folha de exame excelente. Agora, ele está unindo e liderando o povo chinês em um novo caminho para enfrentar a prova de alcançar a meta de luta traçada para o “segundo centenário”. Todo o Partido deve sempre ter em mente a questão de importância fundamental: “o que é o Partido Comunista da China? o que vai fazer?” Além disso, deve seguir a tendência principal do desenvolvimento histórico, consolidar ideais e convicções, ter em mente as aspirações iniciais e missões, permanecer modesto e cauteloso, prevenir-se contra a presunção e a precipitação e lutar arduamente. Não deve ter medo de nenhum risco, nem se embaraçar com nenhuma interferência externa, nem cometer erros fatais em questões de importância primordial. É necessário perseverar nos objetivos definidos e materializá-los com todos os esforços, e permanecer ciente de que em uma jornada de cem lis, os noventa lis percorridos representam somente a metade do caminho, para promover incansavelmente a grande revitalização da nação chinesa.

Na sessão plenária, foi reiterada a persistência por todo o Partido no marxismo-leninismo, no pensamento de Mao Zedong, na teoria de Deng Xiaoping, no importante pensamento da “tríplice representatividade”, no conceito científico de desenvolvimento, e também foi salientada a implementação integral do Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas na Nova Era, além de observar, acompanhar e orientar os tempos com posição, opinião e método do marxismo, de forma a aprofundar constantemente a compreensão sobre as leis da governança por um partido comunista, as leis do desenvolvimento socialista e as leis da evolução da sociedade humana. Devemo-nos aderir às teorias, linhas e estratégicas básicas do Partido, reforçar as “quatro consciências”, manter com firmeza as “quatro convicções”, fortalecer as “duas defesas”, persistir na ideologia sistemática, e promover de forma coordenada o planejamento global “cinco em um” e as “quatro disposições estratégicas integrais”. Devemo-nos basear no novo estágio de desenvolvimento, implementar o novo conceito de desenvolvimento, e estabelecer um novo paradigma de desenvolvimento, além de promover o desenvolvimento de alta qualidade, o aprofundamento integral da reforma e abertura, a promoção da prosperidade comum e da independência e do fortalecimento do desenvolvimento científico e tecnológico. Também devemos desenvolver a democracia popular em todo o processo, garantir a posição do povo como dono do país, persistir na administração integral do país conforme a lei, manter com firmeza os valores-chave socialistas, e persistir na garantia e na melhoria da vida da população no desenvolvimento e na convivência harmoniosa entre o ser humano e a Natureza. Além disso, vamos coordenar o desenvolvimento e a segurança, acelerar a modernização da defesa nacional e do exército, e promover de forma coordenada a vida do nosso povo mais próspera, a nossa nação mais forte e a China mais bela.

Na sessão plenária, foi reiterada que devemos manter sempre os laços de unha e carne entre o Partido e as massas populares, praticar a ideologia de desenvolvimento centrada no povo, de forma a alcançar, defender e desenvolver bem os interesses fundamentais do povo, assim como devemos unir e liderar o povo chinês de todos os grupos étnicos para lutar incessantemente por uma vida melhor. Todo o Partido tem que lembrar a filosofia de que a preocupação com risco preserva a vida enquanto a satisfação com comodidade leva à morte, e sempre pensam em eventuais riscos no futuro e em tempos de paz. Vamos continuar promovendo o novo grande projeto de desenvolvimento do Partido na nova era, persistir na administração rigorosa do Partido em todos os aspectos e promover inabalavelmente a melhoria da conduta do Partido e o combate à corrupção, para que dificuldades e pressões não sejam mais obstáculos, e o navio da causa do socialismo com características chinesas possa romper as ondas e marchar corajosamente para frente.

Na sessão plenária, foi tomada a decisão de que o 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China será realizado no segundo semestre de 2022 em Beijing. De acordo com a sessão plenária, o 20º Congresso Nacional do PCCh é um Congresso de extrema importância no momento importante em que começamos a nova jornada de construção de um país socialista moderno em todos os aspectos e marchamos à meta de luta do “segundo centenário”, além de ser um grande evento para a vida política do Partido e do Estado. Todo o Partido deve unir e liderar o povo de todos os grupos étnicos para superar as dificuldades e manter o empreendedorismo, de forma a dar maior contribuição nova para a construção de um país socialista moderno em todos os aspectos, para o alcance da grande vitória do socialismo com características chinesas na nova era, e para a realização do sonho chinês de grande revitalização da nação chinesa, aplaudindo a realização do 20º Congresso Nacional do PCCh com êxitos extraordinários.

O Comitê Central do Partido apelou para que todo o Partido, todas as Forças Armadas e o povo de todos os grupos étnicos do país se unam mais estreitamente ao redor do Comitê Central do Partido, cujo núcleo é o camarada Xi Jinping, implementem de forma abrangente o Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas na Nova Era, levem adiante o grande espírito fundador do Partido, não se esqueçam das privações nem das glórias do passado, sejam dignos da missão e responsabilidade de hoje e honrem o grande sonho para futuro. Vamos rever a história para aprender com as lições, criar o futuro, trabalhar arduamente e marchar corajosa e firmemente para lutar incansavelmente pela realização da meta do “segundo centenário” e do sonho chinês da grande revitalização da nação chinesa. Estamos convictos de que o Partido Comunista da China e o povo chinês, que obtiveram grandes vitórias e glórias nos últimos cem anos, alcançarão vitórias e glórias ainda mais grandiosas na nova jornada da nova era!